Advogado, professor e empresário Hércules Costa Silva é o mais novo Cidadão Honorário da cidade
16/11/2017
Compartilhe
Em solenidade bastante prestigiada, a Câmara de Vereadores de Montes Claros na noite da última terça-feira (14.11), concedeu a entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao advogado e empresário, Hércules Costa Silva, sócio-fundador das Faculdades Santo Agostinho (FASA).
A iniciativa do reconhecimento ao professor Hércules Cosa Silva, foi do vereador Wilton Rodrigues Dias do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). A Sessão solene no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de empresários, políticos, advogados, membros da Maçonaria, familiares e amigos do homenageado.
Entre as autoridades presentes, estiveram o Deputado Estadual Arlen Santiago Filho (PTB), Richardson Brant, juiz de direito e sócio-fundador das FASA, André Crisóstomo, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Montes Claros (OAB/MOC), Ernandes Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CLD/Moc), entre outros representantes de instituições civis.
O advogado e empresário Hércules Costa Silva que há mais de 40 anos reside em Montes Claros, é casado há 24 anos com Adriana Paula Figueira, com quem tem três filhos: Vítor Hugo, Carolina e Maria Vitória.
Advogado há 27 anos nas áreas de Direito Empresarial, Civil, Sindical e Trabalhista, o homenageado da noite é consultor jurídico de diversa empresas, escolas e sindicatos patronais como o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais Norte(SINEP/MG) e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro).
Em sua fala sobre a indicação do advogado e empresário Hércules Costa Silva para receber a comenda, o parlamentar autor do projeto destacou o exemplo de homem, de caráter e honradez, méritos que o fizeram ser reconhecido pelo Legislativo como digno de receber o título.
“Foi por acaso que meu caminho cruzou o caminho do amigo Hérculos, eu ainda no encaminhar dos estudos, ele já consolidado como um dos melhores Advogados do Norte de Minas. Mas a iniciativa de propor a esta Câmara a inclusão do seu nome no elenco dos Cidadãos de Honra de nossa querida cidade não decorreu do fato de sermos amigos. Criteriosamente recolhi informações que deram consistência à defesa de minha proposição, que conquistou aprovação unânime dos meus colegas vereadores”, disse o parlamentar em seu discurso.
Richardson Brant, que no ato solene representou o Judiciário e o conselho societário das FASA, falou sobre a trajetória de respeito e credibilidade que o homenageado tem por onde passa, como por exemplo, o Fórum Gonçalves Chaves.
“Hoje, caro amigo Hércules, a sua trajetória no Fórum se faz respeitar, pois és dono de uma qualidade diplomática peculiar, sempre mediador dentro do possível nas causas que defende. Quanto ao grupo Santo Agostinho, honrou e ajudou em sua construção e solidificação como espaço de educação, saber e trabalho, sempre com simplicidade, com compromisso com os sócios, alunos e colaboradores. Não existe pagamento maior que cumprir com honradez o que se propõem na vida e isso está em você, na sua essência”, ressaltou o juiz de Direito.
Além de sócio-fundador das Faculdades Santo Agostinho, Hércules Costa Silva e fundador e sócio da Vox Conexões, atual Venerável Mestre da Loja Maçônica Filhos de Hiran e Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Em sua fala, o advogado e empresário começou com um agradecimento à Deus, através da oração de São Francisco de Assis pela paz. Em seguida, citou a sua formação moral, de fé, dos ensinamentos cristãos, deveres, família, trabalho e da gratidão por Montes Claros tê-lo recebido de forma tão carinhosa.
“Montes Claros e terra fértil para quem tem coragem para trabalhar, disposição para estudar e para quem a ama. Na dura labora às vezes nos falta tempo para agradecer tudo que conquistamos em nossa vida. O mérito que recebo desta Casa do povo me dá a certeza que estou no caminho certo, pois tem coisas que fiz por dever e outras que fiz por querer, com dever cívico como o servir, compartilhar e amar ao próximo, sempre em busca da felicidade. Foi nesta cidade que realizei e realizo todos os meus sonhos, dentre eles ser um dos sócios-fundadores das Faculdades Santo Agostinho, que já ajudou a graduar mais de 10 mil pessoas. E como empresário, tanto do setor de educação quanto em outros, é com prazer que ajudei a gerar mais de 1 mil empregos diretos. Por isso que falo e repito, o título de Cidadão Honorário de Montes Claros não me pertence apenas, mas a minha família, amigos, colaboradores e à comunidade, pois o valor de um homem está em sua essência, seus atos e atitudes”, destacou o homenageado.
Cláudio Prates (PTB), presidente da Câmara Municipal destacou a importância do homenageado como sendo uma das mais justas já prestadas pelo Legislativo. “Celebramos mais uma homenagem a um ser humano realizador. É ele quem honra a honraria. Hoje, celebramos a segunda data de nascimento de Hércules, que agora e cidadão montes-clarense. A Câmara se sente feliz com a iniciativa do nobre colega vereador Wilton Dias e em nome de Montes Claros, conferimos o título ao Hércules”, frisou o presidente do Legislativo.
Confira a cobertura de fotos abaixo: