Pesquisa
O mercado de trabalho atual exige profissionais com conhecimento teórico e prático, com espírito inovador, que buscam novas ideias e novos conhecimentos. Essa busca deve ser pautada em uma análise crítica e reflexiva para que os novos profissionais, que serão formados, ingressem no mercado de trabalho com uma atuação competente. A realização da pesquisa científica visa contribuir com a evolução dos saberes por meio de um estudo minucioso e sistemático com a finalidade de descobrir princípios relativos às diversas áreas do conhecimento humano, ou seja, “solucionar problemas”.
O profissional que não faz pesquisa, não publica, perde a oportunidade de aperfeiçoar o seu currículo e de alcançar méritos perante a comunidade científica. Além disso, a publicação traz grande visibilidade para o pesquisador e para a instituição na qual ele está inserido.
Sendo assim, a existência de grupos de pesquisa, o seu estímulo e a publicação de trabalhos de qualidade são de fundamental importância para a instituição de ensino como um todo. Os professores, acadêmicos e os grupos de pesquisa da instituição são os atores principais nesse processo e, portanto, devem ser valorizados e qualificados.

Colaboradora:
Profa. Mestre Liena Kalline Vitor Camboim
Possui Graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Traumato Ortopedia pela FTC e em Metodologias Ativas e uso de Tecnologia no Ensino em Saúde pela Universidade Pitágoras. Possui formação em Pilates pela PhysioSev, RPG e Terapia Manual pela UNISAÚDE. Atualmente é professora da Anhanguera, desde 2007, lecionando disciplinas para os Cursos de Saúde e supervisiona o estágio do Curso de Fisioterapia na área de Geriatria. É docente do Curso de Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna desde 2018, lecionando disciplinas do ciclo básico (Sistemas Orgânicos Integrados e prática laboratorial de Anatomia Humana) e coordena o módulo do 5 período. Leciona na Pós Graduação da UNIVIC o módulo de Recursos Terapêuticos Manuais. Ministra cursos na área de Pilates, Bola Suíça, Anatomia Palpatória e Terapia Manual para prática clínica.
Acesso Lattes:

COMPETÊNCIAS
I –propor textos de Regulamentos de atividades de iniciação científica;
II –propor textos de Regulamentos, contendo normas e critérios, para concessão de Bolsas de Iniciação Científica;
III –assessorar nos assuntos relativos à pesquisa científica e tecnológica, bem como estimular e fomentar atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia;
IV –coordenar os programas de apoio à pesquisa e à pós-graduação, com a finalidade de viabilizar a implementação de bolsas de iniciação científica;
V –coordenar os programas de fomento, intercâmbio e divulgação da produção científica, cultural e artística;
VI–fomentar a produção e a publicação científica, tecnológica, cultural e artística, bem como a apresentação de artigos em eventos científicos.
VII –garantir o cumprimento das normas técnicas, respeitada a legislação vigente, no que concerne à gestão acadêmica no âmbito de pesquisas;
VII–organizar e coordenar seminários de pesquisa e de iniciação científica no âmbito da Instituição;
IX –promover a integração da pesquisa no âmbito da Instituição e desta com outras Instituições congêneres;
X –viabilizar parcerias com entidades e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento das atividades de pesquisa.
Linhas de pesquisa
2023/2024
ANÁLISE DA OCORRÊNCIADE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM ÁREAS COMUNS E DE PROCEDIMENTOS DO AMBULATÓRIO DA AFYA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE ITABUNA-BA
AVALIAÇÃO DASCOMPLICAÇÕES DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITALDE REFERÊNCIA NO SUL DA BAHIA
Ana Paula Rodrigues Dos Santos Rios
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA DESINFECÇÃO DE DIVERSAS SUPERFÍCIES DO AMBULATÓRIO ACADÊMICO DRA. MÉRCIA MARGOTTO DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO DE ITABUNA – BA
AVALIAÇÃO DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE COMPLICAÇÕES NO PÓS-OPERATÓRIO DE PEQUENAS CIRURGIAS REALIZADAS POR DISCENTES DE MEDICINA EM UM AMBULATÓRIO ACADÊMICO
Ma. Verônica Rabelo Santana Amaral
DA PESQUISA À EXTENSÃO: TUBERCULOSE E HANSENÍASE EM ITABUNA-BAHIA
Íris Terezinha Santos de Santana Silva
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEUS DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)
Antonio Fernando Ribeiro Silva Junior
ENTRELAÇADAS: O ADOLESCER E SUAS PARTICULARIDADES
GEORREFERENCIAMENTO E ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITAS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA EM BARATAS (BLATTODEA), FORMIGAS (FORMICIDAE) E MOSCAS (DIPTERA), EM UMA CIDADE DO SUL DA BAHIA
INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA CAUSADAS POR CANDIDA SPP EM PACIENTES DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DO SUL DA BAHIA
Fernando Javier Hernandez Romero
OS ENTRAVES PARA A EFETIVIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL LGBT NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ITABUNA.
Dr. Luciano de Oliveira Souza Tourinho
PROMOÇÃO DE SAÚDE EM IDOSOS
Ma. Liena Kalline Vitor Camboim
SOROPREVALÊNCIA DE SÍFILIS EM GRUPOS DE RISCO NA REGIÃO SUL DA BAHIA E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAÇÃO DESSE AGRAVO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
TENDÊNCIA DAS INTERNAÇÕES E MORTALIDADE POR DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE
Ma. Fernanda Luiza Andrade de Azevedo
Ma. Flávia de Lima Paraventi Moraes
ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR AS BARREIRAS DE ACESSO DA POPULAÇÃO LGBT+, RESIDENTES NO ESTADO DA BAHIA, NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE
2022/2023
Dra Sharon Shyrley Weyll Oliveira
Impacto dos Tratamentos no Bem-Estar de Pacientes Oncológicos Residentes no Sul da Bahia
Ma. Mércia Alves da Silva Margotto
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): Da Prevenção a Reabilitação da Saúde.
Ma. Fernanda Luiza Andrade de Azevedo
Surdez: Estigmas Sociais e Suas Implicações na Acessibilidade à Saúde
Evidências de Ocorrência de Lesões Neurológicas em Lutadores de Artes Marciais Profissionais
Vulnerabilidades Sociais e Políticas Públicas de Saúde
Dr. Luciano de Oliveira Souza Tourinho
Padronização do Planejamento e Execução das Feiras de Saúde.
Ma. Verônica Rabelo Santana Amaral
Promoção de Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade
Ma. Liena Kalline Vitor Camboim
Biologia das Células-Tronco Mesenquimais e Perspectivas para a Clínica Humana
A arte do adolescer: Sexualidade, gênero, corpo e mente de jovens na puberdade
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)
Toda e qualquer pesquisa que envolve coleta de dados de seres humanos, independente da metodologia a ser utilizada - seja entrevista e/ou aplicação de questionários, testes, observações, avaliação de prontuários, bancos de dados que possibilitem acesso ao participante, entre outras – deve ser submetida à análise ética por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) regulamentado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
A submissão do projeto de pesquisa deve ser realizada via Plataforma Brasil pelo pesquisador coordenador. Link de acesso: https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf
Ao submeter o formulário indicando vínculo com a IES, o pesquisador da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna será automaticamente direcionado para o nosso CEP conveniado.
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna possui convênio com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), também integrante do Grupo Educacional Afya.
Para maiores informações, acesse o site: https://www.uniptan.edu.br/sites/comite-de-etica-em-pesquisa/apresentacao
CURSOS
I Curso em Morfofisiologia da Pesquisa Clínica: Dissecando bases de dados teóricos e a Plataforma Brasil (CEP)
Documentos pesquisa
- Autorização Institucional para Coleta de Dados e Declaração de Infraestrutura
- Modelo para publicação
- Carta de Apresentação Discente
- Carta de Encaminhamento
- Declaração Relato de Caso
- Desenho de Estudo
- Fluxo para Submissão de Relatos de Caso ou Relato de Experiência na Plataforma Brasil
- Instruções para Elaboração do TCLE
- Relatório de Projeto de Pesquisa para o Comitê de Ética em Pesquisa
- Solicitação para a Realização Pesquisa em Prontuários arquivos e Documentos e Consentimento Pós. Informado
- Tabela de Áreas do Conhecimento
- Termo de Assentimento Livre e Esclarecido
- Termo de Autorização de Depoimento ou Uso de Imagem de Menor de Idade
- Termo de Autorização de Uso de Imagem ou Depoimentos
- Termo de Autorização Publicação Interna
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Pessoas Juridicamente Incapazes, Analfabetos, Analfabetos Funcionais ou Com Deficiência Auditiva, Visual ou Motora
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
- Termo de Dispensa do TCLE
- Termo de Participação, Responsabilidade e Comprometimento de Pesquisadores PIVIC
- Modelo de Relatório Final de Pesquisa
- Modelo de Relatório Parcial de Pesquisa
Editais - Afycionados por ciência
A Afya Educacional, por meio da Diretoria Nacional de Ensino, em parceria com a Diretoria Nacional de Educação Continuada, torna público o presente Edital para concessão de fomento à pesquisa, através da concessão de bolsas aos pesquisadores membros da comunidade acadêmica, e convoca os interessados a submeterem propostas nos termos aqui estabelecidos.
O Programa Afycionados por Ciência tem como missão fortalecer a pesquisa no ambiente acadêmico, auxiliando a capacitação do corpo discente e docente de nossas IES.
Objetivo Geral
O presente edital tem por objetivo selecionar docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento, seja da graduação ou pós-graduação, com oferta de bolsas para realização de atividades de pesquisa nas diversas áreas da saúde, desde que tenham interface com atenção básica em saúde.
Como consequência, pretende-se a institucionalização de uma filosofia de trabalho visando a articulação entre pressupostos teóricos e a realidade para gerar novos saberes.
Objetivos Gerais
2. Em relação aos professores orientadores
Estimular pesquisadores produtivos a incentivarem estudantes de graduação e pós-graduação que ingressaram na IES nas atividades de cunho científico, tecnológico, profissional e artístico-cultural.
2. Em relação aos alunos bolsistas
Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo contato direto com os desafios da pesquisa.
a) estimular a formação da mentalidade científica e tecnológica entre estudantes dos cursos de Graduação e da pós-graduação, conduzindo à sistematização e institucionalização da pesquisa e intensificando a interação docente-discente na prática investigativa;
b) atuar como instrumento de fomento à construção do saber científico visando à formação de profissionais capazes de se posicionar e atender de forma crítica e autônoma, às
c) demandas do mercado decorrentes das condições criadas pelo confronto com os problemas de pesquisa.
EDITAL 2024 - AFYCIONADOS POR CIÊNCIA
EDITAL 2023 - AFYCIONADOS POR CIÊNCIA
EDITAL 2022 - AFYCIONADOS POR CIÊNCIA
ERRATA 2022 -AFYCIONADOS POR CIÊNCIA
INSCREVA-SE AQUI!
CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica (IC) é voltado para alunos de graduação e visa proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como o estímulo para o desenvolvimento do pensamento cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
O Programa de IC na Afya Itabuna pode ser desenvolvido em conta com bolsas, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ou de forma voluntária, através do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Ambas as modalidades devem seguir o Regulamento do Programa de Iniciação Científica – Afya Itabuna.
As oportunidades de bolsas são divulgadas por meio de edital publicado na COPPEXII.
Regulamento do Programa de Iniciação Científica – Afya Itabuna
Banco de Currículos de Candidatos do Programa de Iniciação Científica
Banco de Currículos de Candidatos do Programa de Iniciação Científica
A qualquer momento, o aluno de graduação da Afya Itabuna pode cadastrar o currículo para a participação no Programa IC. O Objetivo do banco de currículos é o de promover um intercâmbio entre os candidatos ao programa IC e os orientadores da Afya Itabuna. Os candidatos deverão ser selecionados e contatados diretamente pelo orientador interessado (perfil/curriculum mais adequado ao projeto/linha de pesquisa em questão). O cadastramento no Banco de Currículos terá a validade de um ano e não implica em aceitação automática ou compromisso institucional com o candidato para entrevista e/ou estágio. Os candidatos identificados pelos orientadores serão convidados a participar do processo seletivo competitivo e sua admissão como bolsista ou voluntário estará condicionada à aprovação.
Principais Requisitos e compromissos do Candidato de IC
· Estar regularmente matriculado em curso de graduação na Afya Itabuna;
· Ter um rendimento médio nos módulos cursados maior ou igual a 70%;
· Não ter reprovação em módulos afins com as atividades do projeto de pesquisa;
· Não acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza;
· Desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de 20 (vinte) horas semanais.
Quer melhorar ainda mais seu currículo, participando de pesquisa científica? Então, mande-nos e-mail para [email protected], anexando seu currículo, qual área de pesquisa você gostaria de participar.
PIVIB/PIVIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) da Afya Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna, tem por objetivo estimular os pesquisadores produtivos a engajarem os estudantes de graduação em projetos de pesquisa, a fim de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
1.1. Estimular docentes no desenvolvimento de projetos de pesquisa, envolvendo estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional, artística e cultural.
1.2. Proporcionar ao aluno, orientado por docente qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes dos problemas de pesquisa.
Editais
REABERTURA DO EDITAL Nº 03/2022
RESULTADO PIVIC - I ETAPA - EDITAL 03.2022
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente obrigatório no âmbito dos Cursos da AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna - e se constituirá em Artigo Científico, resguardadas as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico do Curso.
Manuais
Barema
Modelos
Modelos de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Cartas
Carta de Apresentação Discente
Carta de Aceite Coorientação Externa
Relatórios
Formulários TCC
- Autorização Institucional para Coleta de Dados e Declaração de Infraestrutura
- Modelo para publicação
- Carta de Apresentação Discente
- Carta de Encaminhamento
- Declaração Relato de Caso
- Desenho de Estudo
- Fluxo para Submissão de Relatos de Caso ou Relato de Experiência na Plataforma Brasil
- Instruções para Elaboração do TCLE
- Relatório de Projeto de Pesquisa para o Comitê de Ética em Pesquisa
- Solicitação para a Realização Pesquisa em Prontuários arquivos e Documentos e Consentimento Pós. Informado
- Tabela de Áreas do Conhecimento
- Termo de Assentimento Livre e Esclarecido
- Termo de Autorização de Depoimento ou Uso de Imagem de Menor de Idade
- Termo de Autorização de Uso de Imagem ou Depoimentos
- Termo de Autorização Publicação Interna
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Pessoas Juridicamente Incapazes, Analfabetos, Analfabetos Funcionais ou Com Deficiência Auditiva, Visual ou Motora
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
- Termo de Dispensa do TCLE
- Termo de Participação, Responsabilidade e Comprometimento de Pesquisadores PIVIC
PIAPCI - Programa Institucional de Apoio à Participação e Realização Docente e Discente em Eventos Científicos e em Publicações Científicas
A Afya Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna cria o Programa Institucional de Apoio à Participação e Realização Docente e Discente em Eventos Científicos e em Publicações Científicas (PIAPCi), a título de patrocínio, com o fim de ofertar apoio operacional e/ou financeiro para docentes e discentes que:
I – apresentem trabalhos científicos em eventos de cunho científico;
II – publiquem trabalhos científicos em periódicos indexados e/ou qualificados em suas áreas de atuação e conhecimento, ou segmento afim;
III – publiquem capítulos de livros e/ou livros técnicos em suas áreas de atuação e conhecimento;
IV – organizem publicação de livros técnicos em suas áreas de atuação e conhecimento;
V– planejem e realizem eventos científicos, acadêmicos e técnicos interinstitucionais.
Para saber mais detalhes desse programa, basta clicar nos links abaixo para obter demais informações: