
Extensão ACADÊMICA
A Extensão Acadêmica é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Iniciação à Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Faculdade e a Sociedade. Com as atividades de Extensão, a Afya busca oferecer à sociedade e proporcionar oportunidades de treinamentos e participação em cursos e atividades além de suas atribuições regulares, bem como ampliar suas atribuições de responsabilidades.
ARTICULADORES:

Luciana Rangel
Cirurgião-Dentista formada pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Pós-Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNINTER Centro Universitário Internacional, Especializanda em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia subsecção de Vitória da Conquista, MBA em Liderança e Comunicação pela Afya Faculdade de Ciências Médicas (em andamento), Mestranda em Saúde da Família pelo Centro Universitário Uninovafapi. Atua como docente dos eixos de Comunidades; Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC); e Práticas Inter disciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE). Coordena os eixos de Comunidades 1 e PIEPE 1, 2 e 3, na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.
Acesso Lattes:


Flávia Paraventi
Mestre e especialista em Saúde da Família pelo Centro Universitário Uninovafapi, Sanitarista pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é técnica na vigilância epidemiológica do município de Itabuna, e responde pelos agravos: Leptospirose, Chagas, doenças de Veiculação Hídrica. Atua como docente dos eixos de Comunidades; Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC); e Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE) na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.
Acesso Lattes:

Objetivos Gerais
✅ I –Articular o Ensino e a Iniciação a Pesquisa com as demandas da sociedade, buscando o comprometimento dos discentes com os interesses e as necessidades da sociedade organizada em todos os níveis;
✅ II–Estabelecer mecanismos de integração entre o saber acadêmico e o saber popular, visando à produção de conhecimento com permanente interação entre teoria e prática;
✅ III –Valorizar os Programas de Extensão Interinstitucionais, e demais ações voltadas para o intercâmbio e a solidariedade internacional;
✅ IV–Apoiar ações de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável como ações permanentes de Extensão;
✅ V – Estabelecer intercâmbios com instituições nacionais e internacionais;
✅ VI– Incentivar a solução de problemas regionais e nacionais em conformidade com a missão social da IES;
✅ VII–Promover ações que facilitem o acesso de pessoas e grupos não pertencentes à comunidade acadêmica ao conhecimento.
✅ VIII – Apoiar as produções comunitárias, culturais, desportivas, sociais e de lazer;
✅ IX–Apoiar as ações que tratam dos direitos humanos, estimulando as práticas voltadas para a construção de uma sociedade plural e a tenta à diversidade;
✅ X –Promover ações que incentivem a sustentabilidade social e inovação na região e no território nacional;
✅ XI –Estimular os programas multidisciplinares de ações junto à comunidade;
✅ XII –Oferecer cursos de atualização científica ou da formação acadêmica, de aperfeiçoamento profissional, de ampliação cultural, de especialização técnica e outros que possam constituir instrumentos para maior acesso ao conhecimento existente;
✅ XIII–Contribuir na realização do Plano de Desenvolvimento Institucional da IES por meio de uma política Institucional de Extensão.
As atividades curriculares envolvendo as dependências dos laboratórios devem ser programadas no início de cada semestre e agendadas pelo próprio professor, por meio do Sistema, com o máximo de uma semana de antecedência. Faça seu login com o e-mail institucional.
Atividades extracurriculares também podem ser agendadas pelo professor após aprovação da coordenação. Caso haja a necessidade de alteração de qualquer atividade com um tempo inferior à uma semana, favor entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório.
Os formulários de Procedimento de Aula devem ser preenchidos e anexados à plataforma sob a forma de arquivos PDF.
AGENTE TRANSFORMADOR
O presente projeto de extensão se propõe a investigar os entraves para a efetividade da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, realizando um recorte para a rede pública dos municípios de Itabuna e Ilhéus, no Estado da Bahia. Objetiva promover o acesso à saúde para a população transgênera dos municípios supracitados. Para isso, o projeto de extensão contará com a execução de três componentes, feira de saúde para divulgção do projeto e orientações para comunidade de pessoas transexuais e estudantes da saúde; capacitação dos profissionais de saúde por meio daqueles que já atendem a comunidade LGBTQIA+; atendimento médico especializado no Ambulatório Acadêmico Dra. Mércia Margotto na Afya – Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna. Espera-se participação da comunidade transgênera, dos estudantes e profissionais de saúde, bem como, a adesão ao acompanhamento médico a ser prestado.

OBJETIVO GERAL
• Promover o acesso à saúde para a população transgênera de Itabuna e Ilhéus
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Realizar atendimento médico ambulatorial para as pessoas transgêneras;
•Promover atividades de educação em saúde para a comunidade supracitada, por meio das feiras de saúde;
• Implementar capacitação para profissionais e estudantes da área da saúde afim de conhecer o processo transexualizador e abordagem adequada no atendimento.
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ATUALIZAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)
ATUALIZAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) - uma perspectiva de capacitação de multiplicadores
A permanente necessidade de qualificação do maior número de pessoas, desde acadêmicos, profissionais de saúde e leigos na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) vem sendo amplamente discutida, haja vista a crescente porcentagem de Parada Cardiorrespiratória (PCR). Analisando a necessidade de oferta de curso, bem como a forma de aplicação destes, a exemplo de maior utilização de cenários de simulação realística, com o objetivo de desenvolver não só as competências técnicas e não técnicas, bem como experimentar situações reais em ambientes controlados no intuito de preparar melhor os participantes para casos reais, qualificam o motivo de realização desse projeto. Nesse sentido, o objetivo do curso em Suporte Básico de Vida (SBV) é o de desenvolver a habilidade assertiva no atendimento a PCR, estimular a comunicação eficiente, sensibilizando os participantes (acadêmicos, profissionais de saúde e leigos) para a permanente prática e atualização. Para isso a metodologia utilizada será o de ensino-aprendizagem teórico-prático baseado em problemas correlatos a partir de
reprodução de situações de urgência voltando à atenção ao atendimento em SBV por meio de cenários simulação realística. Espera-se alcançar a interação dos participantes, identificando as ações de liderança, o desenvolvimento da comunicação em alça fechada, bem como a abordagem teórica do conteúdo e habilidade prática na execução das manobras propostas.
OBJETIVO GERAL
• Capacitar o público em Suporte Básico de Vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar PCR;
• Iniciar manobras de desengasgo e RCP de alta qualidade;
• Estimular atitude de liderança e tomada de decisão;
• Exercitar o feedback;
• Melhorar a comunicação.
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BOAS VINDAS
Diante de um cenário de multiculturalidade, em que a inserção do discente na Instituição de Ensino Superior se tornou cada vez mais democratizada, o acolhimento destes tem se tornado uma demanda urgente e de caráter inovador em que essas instituições devem estar preparadas e realizá-las de forma a incluir efetivamente esses acadêmicos no novo cenário de aprendizado dos mesmos. O ensino tradicional ainda é a base da educação brasileira, na qual o professor leva as informações aos alunos de maneira pouco ativa e o conhecimento, muitas vezes, será a escolha do educador. Na metodologia ativa, o aluno torna-se o protagonista do seu aprendizado, aumentando seu conhecimento nas discussões em grupo e com a figura do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, em continuidade e em parceria às atividades já realizadas na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, o projeto “Boas Vindas” Promover o conhecimento de metodologias ativa aos acadêmicos do Curso de Medicina FASAI.
OBJETIVO GERAL
• Promover o conhecimento de metodologias ativa aos acadêmicos do Curso de Medicina Afya Itabuna.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Estimular a socialização de experiências e métodos de estudo entre veteranos e calouros;
•Aprender sobre as metodologias de avaliação e aprendizagem utilizadas na Afya Itabuna;
•Favorecer o acolhimento dos discentes que se inserem após o início do semestre letivo;
•Apresentar a instituição e as metodologias utilizadas aos alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio.
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CURSO DE TRADUÇÃO INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA DA LIBRAS
Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) através da Lei 10.436/02 e sua regulamentação pelo Decreto 5.626/05, houve uma procura descomedida por profissionais que atuassem como intérpretes. Não tendo como mensurar a proficiência desses profissionais, o MEC propôs uma prova chamada Pro libras. A Lei preconiza em seu Art. 1º “O Programa Nacional para a Certificação de Proficiência em Libras e para a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa – Pro libras, será realizado, a partir 2011, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. § 1º O objetivo do Pro libras é viabilizar, por meio de exames de âmbito nacional, a certificação de proficiência no uso e ensino da Libras e de proficiência na tradução e interpretação da Libras para certificar esses intérpretes”. Contudo, essa proposta de certificação em proficiência seria válida apenas por 10 anos, tempo supostamente suficiente para preparação e formação dos intérpretes. Mas, ainda hoje, existe uma grande lacuna desses profissionais para ocuparem seus lugares no mercado de trabalho, porquanto, a graduação e a pós-graduação não lhes dá a competência e habilidades necessárias para que esse recém-formados atuem com maestria o papel o qual foi habilitado.
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PROATIVIDADE DO CUIDADO
O projeto “Educação em Saúde e Proatividade do cuidado” surge da necessidade de ampliar e fortalecer as vivências dos (as) discentes do Curso de Graduação em Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna– BA, com as práticas de Educação em Saúde, por meio de Salas de Espera direcionadas às populações atendidas no Ambulatório Acadêmico Mércia Margotto da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna – BA, de modo a viabilizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação e promoção do bem-estar, efetivando e consolidando os preceitos substanciais do projeto político – pedagógico do curso. Assim como favorecer que os pacientes se tornem sujeitos ativos, por meio do conhecimento adquirido, no seu próprio tratamento.
OBJETIVO GERAL
Resgatar e estimular a produção de estudos, vivências e saberes voltados à devida caracterização das realidades do público atendido Ambulatório Acadêmico Mércia Margotto da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna, concebendo, propondo e realizando Salas de Espera que visem atender demandas e minimizar carências no âmbito da saúde. Tornando o paciente como sujeito coadjuvante no seu tratamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Fomentar o desenvolvimento de atividades voltadas ao engajamento social;
2. Promover iniciativas de incitação ao protagonismo discente/acadêmico;
3. Estimular a realização de ações de Educação em Saúde;
4. Contribuir para o desenvolvimento de competências atitudinais e comunicativas;
5. Estimular a realização da Sala de Espera, no processo de Educação em Saúde
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Encontro de Integração Ensino, Serviço e Comunidade
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade, pautado nas diretrizes do SUS, visa contribuir, de forma humanizada, para o acesso universal e equitativo, individual e coletivo, aos serviços de saúde, tornando-se um verdadeiro acervo de relatos individuais que possuem poder transformador acadêmico.
Nesse sentido, o Encontro de Integração Ensino, Serviço e Comunidade se apresenta como importante espaço de debate sobre os diversos relatos de experiência ocorridos no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade. O evento viabilizará o encontro de discentes e docentes com apresentação dos seus relatos, bem como a possibilidade de discussão sobre temas pertinentes ao eixo com outros representantes da sociedade.
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ENTRELAÇADAS: O ADOLESCER E SUAS PARTICULARIDADES
Os jovens têm à disposição tecnologias e ferramentas que levam a uma série de conhecimentos, porém mesmo com tantos recursos ainda é grande o número de adolescentes que passam pela experiência da gravidez não planejada, da ocorrência de IST’s e falta de conhecimento em relação ao próprio corpo. Associado a essas questões, algumas jovens sofrem com a baixa autoestima, racismo e questões relacionadas ao impacto mental como ansiedade e depressão, muitas vezes não observados pela família, escola e sociedade. Reiteradamente, os pais, as mães e/ou demais responsáveis não sabem lhe dar com as transformações vivenciadas pelas jovens e o diálogo em muitas famílias são escassos. A escola por sua vez, pode assumir o papel de levar informações aos jovens, protegidos pela Lei de Diretrizes e Bases que orienta a realização de discussões sobre educação sexual. Visando compreender todo o processo de modificação na fase de transição entre a infância e a fase adulta e o papel do ambiente escolar e familiar na vida dessas jovens, este projeto visa proporcionar informações sobre a morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino, diálogo sobre sexualidade, gênero e identidade de gênero, bem como os cuidados com o corpo e mente. Para alcançar estes resultados, serão realizadas visitas à escola CIEI de Itabuna - Bahia, atingindo público alvo de mulheres adolescentes entre 12 a 19 anos, com realização de dinâmicas com abordagens sobre IST’s e conhecimentos do corpo feminino, bem como o diálogo sobre gênero, sexualidade e empoderamento da mulher. Espera-se com o estudo, compartilhar informações com às jovens, identificar e sanar dúvidas relacionadas IST’s, alterações físicas e mentais no adolescente e a produção de cartilhas para que sirva de modelo para realização de discussões acerca da temática Educação sexual, a ser implementado na escola.
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FASAI MEDCAST
O “FASAI MEDCAST” constitui um projeto de caráter permanente que une inovação tecnológica e conhecimento científico como ferramenta de acessibilidade de diversos temas da área da saúde. O projeto objetiva produzir e desenvolver a comunicação em espaços educativos virtuais, ampliando o processo de aprendizagem e democratizando o acesso à informação. O desenvolvimento se dará ao longo do semestre, conforme demandas e necessidades pontuadas, sobre temas previamente analisados e estudados. Contará com a participação da população acadêmica, especialista, assim como a comunidade externa, favorecendo, dessa forma, a democratização do acesso à informação e o desenvolvimento científico da população acadêmica e comunidade externa.
BAIXE AQUI O PROJETO
FASAI SORRIDENTE
O Projeto “FASAI Sorridente” foi idealizado com foco em promover a Saúde Bucal para os colaboradores da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna. Essa atividade se dará por meio da promoção e prevenção em Saúde Bucal, através de palestras e dinâmicas com temas relevantes sobre o cuidado com a higiene bucal, realizada por um(a) Cirurgiã(o)-Dentista. Espera-se que as atividades educativas desenvolvidas beneficiem e melhorem a condição de Saúde Bucal e geral dos colaboradores da FASAI, bem como de seus familiares, haja vista que o conhecimento é repassado para os familiares e amigos.
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Feiras de saúde
O direito à Saúde é assegurado desde a Constituição Federal de 1988 e blindado pela Lei 8.080/90, configurando e norteando, dessa forma, todo programa destinado às ações em Saúde, desde a graduação. Nesse cenário, surgem as Feiras de Saúde, que podem ser consideradas como um ponto de partida para que haja uma prática interdisciplinar e até mesmo interprofissional, rompendo com um ensino restrito às experiências de uma sala de aula. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é qualificar os acadêmicos do Curso de Medicina no desenvolvimento de diversas ações em promoção e prevenção em Saúde, possuindo com requisitos os princípios básicos do Sistema Único de Saúde, que devem ser bagagem para os demais setores de atuação de um profissional da área.
Download do Projeto em PDF - Feiras de Saúde 2022.1
Para elas: um gesto de cuidado
Sobre o Projeto
Uma das principais patologias que afetam a cérvice uterina é o câncer de colo de útero ou câncer cervical, descrito como uma afecção iniciada com transformações intra-epiteliais progressivas, que podem evoluir para uma lesão cancerosa invasora. Uma causa frequente dessas alterações histológicas, são as infecções persistentes causadas por alguns tipos de Papilomavírus Humano(HPV), os chamados tipos oncogênicos. Dados epidemiológicos mostram que a infecção pelo HPV é comum, sobretudo em mulheres jovens, e sua prevalência está relacionada principalmente com o comportamento sexual. No Brasil, a prevalência geral da infecção genital pelo HPV em mulheres é de14 a 54%; e, naquelas com citologia normal, 10 a 25% (LASMAR et al, 2017). O Instituto Nacional do Câncer calculou a estimativa, no Brasil, de 16.370 novos casos de câncer de colo de útero em 2018.
Nesse intérim, o objetivo do projeto consiste em promover a prevenção e identificação precoce de patologias que possam comprometer a saúde da mulher, entre as quais estão: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, ISTs e alterações citológicas de acordo com o Exame Papanicolau. A iniciativa consistirá em quatro etapas: ciclo de palestras; capacitação para o ambulatório; prática de exame físico das mamas, coleta de preventivo e exame físico da tireoide; atendimento a 35 mulheres no ambulatório Mércia Margotto (anamnese, triagem, exame físico e coleta de preventivo). A partir da finalização do projeto espera-se maior acessibilidade à saúde para as mulheres do bairro Nova Itabuna, bem como diagnóstico inicial de patologias potencialmente reversíveis e conhecimento pleno da importância do autocuidado. Para os participantes, almeja-se uma maior percepção acerca da saúde da mulher, como também possibilidade de produção científica a respeito da experiência vivenciada no projeto e uma visão ampliada e clínica sobre o atendimento a mulheres.
OBJETIVO GERAL
Promover a prevenção e identificação precoce de patologias que possam comprometer a saúde da mulher.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Realizar mutirão com atendimento médico geral, exame das mamas e coleta de material para exame citológico;
• Oferecer workshops, com palestras e práticas, sobre as principais patologias relacionadas à saúde da mulher, a fim de levar conhecimento à população para que seja estimulada a prevenção;
• Subsidiar informações para realização de pesquisas sobre a incidência e prevalência das principais patologias identificadas durante a realização do projeto.
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Interligas
O projeto “Interligas” surge da necessidade de ampliar e fortalecer as vivências dos (as) discentes das Ligas Acadêmicas do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna – BA, com as práticas extensionistas, de modo a viabilizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação e promoção do bem-estar, efetivando e consolidando os preceitos substanciais do projeto político – pedagógico do curso. Além da visão extensionista, esse projeto também visa inserir os contextos vinculados a pesquisa e ao ensino, em momentos onde palestrantes e participantes irão sedimentar conhecimentos específicos de cada área, focados sempre na Medicina Baseada em Evidências.
MED ALEGRIA FASAI - AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Med Alegria surgiu da necessidade de ampliar vivências dos discentes da medicina da Afya Faculdade de Ciências Medicas em cenários de prática, através de ações direcionadas as populações vulneráveis. Alunos realizarão atividades lúdicas em um lar de idosos no município de Itabuna-BA, consolidando o projeto político–pedagógico do curso. Que possibilitarão o desenvolvimento habilidades de comunicação e promoção de bem-estar dos idosos.
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Networking afya
O Projeto Networking AFYA foi idealizado com foco emestruturar um banco de dados utilizando o cadastro de profissionais envolvidosna área de saúde e afins. Essa estruturação propiciará o elo entre aorganização de um determinado evento e o palestrante apto a desenvolver com ocorpo discente a troca de conhecimentos tão necessária no nosso ambienteacadêmico. Espera-se que o cadastro seja realizado pelos profissionais docentesda rede AFYA e dessa forma facilitar o networking dos palestrantes com os organizadoresde eventos, favorecendo a formação de projetos de extensão e/ou pesquisa comcolaboradores de outras IES aumentando a participação dos discentes e troca deexperiências entre os alunos e professores de outras instituições parceiras.
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NINHO DE CUIDADOS: APRENDENDO A CUIDAR (SE): CORPO, ALMA E MENTE
Projeto de extensão que será desenvolvido na Casa Espírita Bezerra de Menezes, localizada na Avenida Bionor Rebouças Brandão, 720 no Bairro Antique, Itabuna-Ba, Bairro, tendo como público alvo, mulheres provenientes da comunidade local e como proposta metodológica o cadastramento dessas mulheres, de qualquer faixa etária, utilizando práticas educativas que visam fortalecer o conhecimento das mesmas, percebendo a saúde não só como resultado de práticas individuais, mas também como reflexo das ações físicas, ambientais, psicológicas e espirituais. Para seu desenvolvimento utilizou-se a pedagogia da educação popular proposta por Paulo Freire, possibilitando a participação popular, a valorização do diálogo e o desenvolvimento da autonomia das participantes.
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Observatório Social da Saúde
O “Observatório Social de Saúde” constitui projeto de caráter permanente que busca reunir informações de pesquisas, ações e programas extensionistas, bem como documentos técnico-científicos que tratam da produção e análise dos determinantes sociais e da saúde na região Sul da Bahia, com ênfase no município de Itabuna. Esse projeto surge da necessidade de ampliar e fortalecer as vivências da comunidade acadêmica da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna – BA, em cenários de práticas de extensão, por meio de ações direcionadas às populações específicas, previamente estudadas/analisadas, de modo a viabilizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação e promoção do bem-estar, efetivando e consolidando os preceitos substanciais do projeto político – pedagógico do curso.
OBJETIVO GERAL
• Resgatar e estimular a produção de estudos, vivências e saberes sobre saúde, concebendo, propondo e realizando ações que visem atender demandas e minimizar carências no âmbito da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Promover atividades que proporcionem inclusão social e o bem-estar;
2. Promover iniciativas de incitação ao protagonismo discente/acadêmico;
3. Estimular a realização de ações de Educação em Saúde e Promoção de Saúde;
4. Contribuir para o desenvolvimento de competências atitudinais e comunicativas;
5. Fomentar o desenvolvimento de atividades voltadas ao engajamento social.
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PERTENCIMENTO: SORORIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
O projeto em tela tem por objetivo colocar a sororidade como foco e eixo condutor para iniciativas de intercâmbio nas relações entre as mulheres, no ambiente de trabalho. Durante muitas décadas o papel da mulher era estar a mercê de uma sociedade que sempre protagonizou o homem em qualquer perspectiva evolutiva e de sucesso. Todo esse contexto serviu como válvula propulsora para desencadear diversos tipos de violências, dentre elas, a da rivalidade entre as mulheres, uma vez que o padrão social moldado sobre o sofrimento e sangue de muitos ancestrais criaram trivial repugnância, onde uma mulher não mereceria local de destaque e de sucesso. Hoje, alguns estudos revelam que na maioria das empresas, as mulheres não ocupam função de liderança, sendo visto esse potencial como demérito. Visando descortinar esse cenário machista, esse estudo busca fortalecer o viés da equidade, da empatia e do altruísmo, proporcionando uma ótica através de um prisma correlacionado a união entre as mulheres, como meio de conquista, fortalecimento e enaltecimento de suas capacidades.
OBJETIVO GERAL
• Abranger a compreensão entre feminismo e sororidade, no ambiente de trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Identificar os tipos de violência sofrido pela mulher;
•Reconhecer comportamentos, expressões, ações que causam constrangimento a uma mulher;
• Avaliar a sororidade entre as mulheres no âmbito social e laboral;
• Contribuir na redução da desigualdade de gênero nos ambientes de trabalho;
• Analisar a representatividade feminina;
• Contribuir na construção de um sistema mais democrático, plural, diverso e empático.
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Práticas Docentes Extensionistas
O projeto “Práticas Docentes Extensionistas” surgiu da necessidade de ampliar e fortalecer as vivências dos (as) discentes do Curso de Graduação em Medicina da Afya Faculdade de Ciências Medicas de Itabuna, em cenários de prática, através de ações direcionadas às populações menos assistidas e/ou vulneráveis, assim como público atendido nas Unidades de Saúde do município, de modo a viabilizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação e promoção do bem-estar, efetivando e consolidando os preceitos substanciais do projeto político – pedagógico do curso.
OBJETIVO GERAL
• Resgatar e estimular a produção de estudos, vivências e saberes voltados à devida caracterização das realidades de populações menos assistidas e/ou vulneráveis, assim como público atendido nas Unidades de Saúde do município, concebendo, propondo e realizando ações que visem atender demandas e minimizar carências no âmbito da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Fomentar o desenvolvimento de atividades voltadas ao engajamento social;
2. Promover iniciativas de incitação ao protagonismo discente/acadêmico;
3. Estimular a realização de ações de Educação em Saúde;
4. Contribuir para o desenvolvimento de competências atitudinais e comunicativas;
5. Programar e organizar, se necessário, ações lúdicas;
6. Promover atividades que proporcionem inclusão social e o bem-estar.
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Saúde da População Indígena: identidades étnicas, ancestralidades e efetivação do acesso
O “Saúde da População Indígena: identidades étnicas, ancestralidades e efetivação do acesso” constitui projeto de caráter permanente que busca efetivar o direito à saúde da população indígena, iniciada desde a criação da Constituição de 1988, permeando pela criação do Sistema Único de Saúde e pela Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Esse projeto surge da necessidade de ampliar e fortalecer as vivências da comunidade acadêmica da Afya - Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna, em cenários de práticas de extensão, por meio de ações direcionadas às populações específicas, como a população indígena, previamente estudadas/analisadas, de modo a viabilizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação e promoção do bem-estar, efetivando e consolidando os preceitos substanciais do projeto político-pedagógico do curso, assim como corroborar na efetivação dos direitos dessa população e concretizar a política de relações étnico-raciais, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, e de direitos humanos.
OBJETIVO GERAL
Estimular a produção de estudos, vivências e saberes sobre saúde, concebendo, propondo e realizando ações que visem atender demandas e minimizar carências no âmbito da saúde da população indígena. Além de efetivar o direito à saúde desses povos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Promover atividades que proporcionem inclusão social e o bem-estar;
2. Identificar e categorizar necessidades a partir tanto da sua prioridade quanto da sua viabilidade;
3. Realizar atendimento aos pacientes de acordo com queixas, sinais e sintomas;
4. Identificar possíveis agravos relacionados a saúde e bem-estar social;
5. Realizar encaminhamentos específicos de acordo com os achados clínicos;
6. Inserir a mulher indígena e/ou a família em grupo de estudo;
7. Direcionar os casos mais relevantes ao atendimento especializado, caso disponível no momento;
8. Agendar visitas domiciliares, se necessário;
9. Promover iniciativas de incitação ao protagonismo discente/acadêmico;
10. Oportunizar e organizar momentos específicos para troca de saberes, tecnologias e experiências;
11. Estimular a realização de ações de Educação em Saúde e Promoção de Saúde;
12. Contribuir para o desenvolvimento de competências atitudinais e comunicativas;
13. Fomentar o desenvolvimento de atividades voltadas ao engajamento social.
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TEKOHÁ
O TEKOHÁ (Núcleo de desenvolvimento Sustentável e Boas Práticas Ambientais da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna) constitui projeto de caráter permanente que busca reunir informações de pesquisas, projetos, estratégias, ações e programas extensionistas na região Sul da Bahia, com ênfase no município de Itabuna. Esse projeto surge da necessidade de ampliar e fortalecer as vivências da comunidade acadêmica da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna – BA, em cenários de práticas de extensão, por meio de ações direcionadas e voltadas à sustentabilidade, boas práticas ambientais, sociais e educação nessa mesma área, de modo a viabilizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação consciente com os recursos naturais e construídos, proteção do meio ambiente, fomentação de políticas públicas, promoção do bem-estar individual e da coletividade, efetivando os preceitos substanciais do projeto político – pedagógico do curso, consolidadando assim, uma cultura de respeito e de consumo consciente com o meio ambiente.
OBJETIVO GERAL
• Promover a sustentabilidade ambiental, social e governança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Sedimentar o conhecimento acerca da educação ambiental;
• Promover a conscientização da comunidade acadêmica sobre os impactos gerados ao meio ambiente;
• Redução dos impactos gerados pela IES ao meio ambiente;
• Desenvolvimento de projetos e ações extencionista para o consumo consciente dos recursos naturais;
• Desenvolvimentos de estratégias socioambientais;
• Contribuir para a criação de políticas públicas direcionadas para a temática.
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APRESENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA (LAM’S)
As Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM’s) da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna são entidades ou associações de cunho científico, sem fins lucrativos, criadas e geridas pelos Acadêmicos de Medicina que possuem interesse em uma área comum ou específica de conhecimento, promovendo atividades práticas e teóricas nos segmentos do ensino, da pesquisa e da extensão (aulas, congressos, seminários, mesas-redondas, palestras, estudos de casos, visitas à comunidade, dentre outras atividades). Cada liga é composta por um professor orientador e, no mínimo, sete acadêmicos, devendo apresentar estatuto próprio e aprovação pela COPPEXII, nos termos de editais que são publicados para esse fim.

- Liga Acadêmica de Cardiologia, Saúde e Bem-estar - LACSB ( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Cultura e Identidade Surda - LACIS ( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Clínica Médica e Saúde Integral - LACLIMSI( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade do Sul da Bahia - LAMFAC-SB ( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Traumatortopedia, Reabilitação e Bem-Estar - LAORT-FASAI ( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica Multidisciplinar em Neurociências - LAN (Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Educação Sexual - LAGOE ( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Primeiros Socorros - LAPS (Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Medicina Baseada em Evidências e Raciocínio Clínico - LAMBERC ( Clique aqui e acesse)
- Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica, Trauma e Saúde Integral - LACCIRT (Clique aqui e acesse)
- Liga de Medicina do Esporte e Nutrologia - LIMEN: (Clique aqui e Acesse);
- Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia- LAEM: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Infectologia - LAI: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica - LAFARC: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Dermatologia - LADERME: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental - LAPSM: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Pneumologia – LAPNEUMO: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia – LAGEH: (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Medicina Intensiva – LAMI : (Clique aqui e Acesse)
- Liga Acadêmica de Pediatria– LAPED
DOCUMENTOS LIGAS ACADÊMICAS
Termo de Responsabilidade Único
Modelo de Ata de Reunião_LIGAS
Modelo de Carta de Desligamento_LIGAS
Modelo de Planejamento Semestral_LIGAS
Modelo de Relatório Semestral_LIGAS
Anexo Relatório Semestral_LIGAS
Modelo de Relatório de Atividade_LIGAS
Termo de Responsabilidade_LIGAS
TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO

EDITAIS LIGAS ACADÊMICAS
LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA
RESULTADO -2022 LIGA ACADÊMICA - FASA ITABUNA
