O Brasil é o 8º país com mais casos de suicídio
29/9/2017
Compartilhe
Durante o mês de setembro, é realizado em todo país campanhas para prevenir o suicídio, e as Faculdades Santo Agostinho também apoiam essa causa tão importante. A instituição promoverá, nesta sexta-feira (29), às 20h30, Roda de Conversa com os psicólogos Anyele Mendes Barbosa, Alex Fabianno Silva Peixoto e Rosângela Lima Silva Martins. O projeto será desenvolvido nas FASA, campus JK, no Espaço de Convivência do Prédio da Saúde. No dia 03/10, a mesma proposta acontecerá no campus shopping ás 9h é 20h40. Para participar do evento, que é aberto ao público, não é necessária inscrição.
O projeto, que tem como tema “O que te Motiva a Viver? Falar é a Melhor Solução”, está sendo organizado pelo curso de Psicologia. De acordo a Coordenadora e Professora do curso, Marajane de Alencar Loyola, o objetivo da discussão é alertar e conscientizar os participantes acerca dos sintomas e prevenção ao suicídio.
“Há muito preconceito em relação ao tema, devido ao fato de haver um mito de que falar sobre o assunto induz a pessoa a querer se matar. Isso não é verdade, pelo contrário, quem está pensando em suicídio não quer morrer, ela está passando por um sofrimento insuportável que precisa de ajuda e atenção; a pessoa quer se livrar desse sentimento, e para isso precisa de apoio de familiares, amigos e profissionais de diferentes áreas”, explica a Coordenadora.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 8º país com maior números de suicídios, uma de suas principais causas é a depressão. No ano de 2013, foram registrados 11.821 suicídios; 9.198 eram homens e 2.623 mulheres. Ainda de acordo com a OMS, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil.