Tendo como objetivo incentivar e reconhecer a dedicação do docente ao ensino de graduação.
14/4/2023
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A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna realizou, na última quarta-feira (12/04), a premiação Reconhecimento Docente 2022.2, que tem como objetivo incentivar e reconhecer a dedicação do docente ao ensino de graduação. É uma das ações do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), que contribui no instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas dos formadores.
O reconhecimento docente é essencial para a motivação e a satisfação dos professores em seu trabalho, o que pode refletir diretamente na qualidade da educação ofertada aos alunos. Além disso, um ambiente acadêmico que valoriza o trabalho do corpo docente e os trata com respeito e dignidade, é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e humanizados.
A professora Danielle Anjos contou como foi receber pela primeira vez a premiação titulada como medalha Dra. Francisca Praguer Fróes: “Foi uma emoção muito grande, fiquei com o coração cheio de alegria em receber essa linda homenagem de reconhecimento do meu trabalho, que faço com muito amor. Sou a grata a todos que contribuem para essa execução, toda equipe de professores, funcionários e alunos. Agradeço também a confiança depositada em mim pelo professor Luciano Tourinho, pela professora Mércia, demais professores e alunos”, disse.
Participaram da cerimônia o professor Dr. Luciano Tourinho, o diretor geral da unidade, Dr. Herbert Pina, o coordenador acadêmico, a Me. Mércia Margotto, coordenadora do curso de Medicina, Dra. Verônica Ferreira, a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Me. Fernanda Azevedo a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), Thadeu Cerqueira, o coordenador da Comissão Própria de Avaliação, além do corpo docente presente.
Uma noite de reconhecimento, emoção, aprendizado e premiação, seguida de jantar “Noite de Massas e vinho”, encerrou a cerimônia do II semestre do ano de 2022.
Nasceu Francisca Barreto Praguer em 21 de outubro de 1872, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Era filha de Francisca Rosa Barreto Praguer e Henrique Praguer, imigrante croata de origem judia. Teve primorosa educação e demonstrou, desde criança, uma inteligência privilegiada. Vencendo o preconceito da época, segundo o qual era vedado às mulheres o exercício da Medicina, matriculou-se aos 16 anos (em1888) na Faculdade de Medicina da Bahia, colando o grau de doutora em Medicina em 9 de dezembro de 1893 (77ª turma), defendendo a tese inaugural “Breves noções sobre a raspagem uterina”. Para conseguir seu intento, lutou contra a objeção da família, a qual argumentava que a “Medicina é profissão de homem, e não de mulher”. Efetivamente, a primeira professora de Medicina da Bahia.
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiências Docentes (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da Faculdade de Santo Agostinho de Itabuna, caracteriza-se como um setor de apoio didático-pedagógico e psicológico, vinculado à Coordenação de Graduação, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas dos cursos de Graduação da Instituição e funciona segundo as regras constantes de seu Regulamento.
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiências Docentes (NAPED) é responsável, ainda, pelo desenvolvimento do Programa Permanente de Formação Docente, planejando e ofertando cursos de curta e de longa duração, workshops, semanas pedagógicas, dentre outras atividades.
Além disso, assessora os docentes na elaboração dos planos de aprendizagem, avaliações, feedbacks e monitorias de ensino.