22/5/2018
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O projeto “Fasa Cidade” começou a ser desenvolvido no início do semestre, cujo objetivo é o estudo acadêmico das áreas dentro do município. E durante a XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho, o projeto foi amplamente divulgado. E na manhã deste sábado, 19, estudantes dos diversos períodos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estiveram no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) do bairro Maracanã, local onde ocorreu o primeiro estudo do projeto “FASA na Cidade”.
Cada período abordou uma determinada área do Caic do Maracanã, numa definição de propostas meramente acadêmicas em uma atividade de extensão ao aproximar os alunos da comunidade e leva-los para um contato real com a cidade.
Segundo a professora Brenda Melo Bernardes, o FASA na Cidade é um trabalho multidisciplinar que envolve todos os períodos e disciplinas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdades Santo Agostinho. “A ação pioneira, divulgada pelas coordenadoras Cláudia Alkmim e Liliane Maciel, tem como objetivo principal engajar os alunos e professores no reconhecimento da produção arquitetônica em Montes Claros e na vivência do seu espaço urbano, a partir da contribuição dos diversos campos disciplinares que envolvem o curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho”, destacou.
Ainda de acordo com a professora, a ação deste semestre teve como foco a análise da edificação do Caic, projetado pelo renomado arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) e implementada durante o período de 1990 e 1996, no Bairro Maracanã, em Montes Claros. “A Secretaria Municipal de Educação concedeu a oportunidade à instituição de agendamento de visitas ao local pelos professores e alunos, o que tornou viável a definição da proposta para esse espaço”, frisou.
Para o desenvolvimento do trabalho integrado, foi designado para cada período do curso um ambiente da edificação, dessa forma, cada disciplina ficou encarregada de propor uma atividade relacionada com o CAIC que estabelecesse vínculo com o conteúdo lecionado no semestre.
Ainda como parte dessa atividade, foi realizada uma visita guiada pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo ao CAIC Maracanã, em que os alunos puderam realizar a pesquisa de campo e trocar conhecimento sobre a edificação e seu entorno com os professores. “Acredito que a escolha do CAIC Maracanã como foco de análise deste semestre esteja relacionada, entre outros motivos, ao fato de ser uma edificação escolar expressiva devido à volumetria e plástica e por se destacar em relação às técnicas construtivas e de conforto empregadas, com ênfase no uso de sistemas industrializados”, destacou a professora Brenda Melo Bernardes que completou “Como uma das experiências dessa atividade, procuramos desenvolver um trabalho integrado entre a disciplina de Técnicas Retrospectivas, que leciono no 9° período, e a disciplina de Arquitetura Brasileira II, ministrada pela professora Nôila Alencar. Para tanto, formulamos uma atividade que possibilitasse aos alunos compreenderem o histórico da edificação e, a partir da reflexão sobre a importância histórico-cultural do bem, propor diretrizes de conservação patrimonial. Acredito que, de modo geral, o trabalho tenha relevância como atividade de extensão para os acadêmicos, uma vez que constitui, um processo educativo que amplia a visão do aluno para além dos limites da sala de aula, reconhecendo a importância de se propor projetos arquitetônicos e urbanísticos de caráter interdisciplinar que estejam integrados com o contexto local”, finalizou a professora.