Protótipos de aplicativos de saúde foram desenvolvidos nas Faculdades Santo Agostinho.
21/9/2017
Compartilhe
Nesta sexta-feira, às 20h, as Faculdades Santo Agostinho irão premiar as três equipes vencedoras na maratona de desenvolvimento tecnológico Hackathon. Ela faz parte da programação da Semana de Saúde e Tecnologia promovida pelos cursos de Farmácia, Enfermagem e Sistemas de Informação desde segunda feira (18), no campus JK da instituição.
Em ritmo acelerado regado a café e lanches, os mais de 20 inscritos, de diversas áreas do conhecimento, trabalharam mais de 12 horas consecutivas (22h de segunda-feira às 12h de terça feira) em aplicativos que solucionassem algum problema na saúde.
No fim do processo, cinco equipes apresentaram os trabalhos para os jurados: Rafael Antônio Gonçalves Lima, Coordenador do Curso de Sistemas de Informação; Marco Aurélio Martoreli, Presidente do Instituto Minas Up; Renan Oliveira, Agente de Inovação do Estado de Minas Gerais e Rúbia Larissa Ferreira Barbosa, representante da Diretoria das Faculdades Santo Agostinho.
Os trabalhos- Marcella Fernanda Oliveira de Souza, estudante do 2º período de Enfermagem é integrante da equipe vencedora do primeiro lugar, AlphaMed. A ideia do aplicativo é possibilitar o agendamento de consultas e acesso ao cartão de vacinação, gerando comodidade e praticidade a hospitais, clínicas de saúde e pacientes.
“ Na verdade, não esperávamos essa vitória, todos estão no início da graduação. Foi muito produtivo e enriquecedor. Pretendemos continuar desenvolvendo o aplicativo à medida que avançamos em nossos cursos”, afirma. Ela ainda destaca que o acesso ao cartão de vacina é uma inovação do aplicativo AlphaMed.
O segundo lugar também inovou. Com o objetivo de reduzir o número de erros em doações de sangue, eles desenvolveram o protótipo VSP. Este permite a identificação do paciente por um código de barras igual ao presente nas bolsas de sangue enviadas aos hospitais. “ Tivemos uma avaliação muito positiva. Se tudo der certo, queremos continuar o desenvolvimento deste trabalho, auxiliando na oferta de um serviço de saúde ainda melhor”, explica Thallison Raniere Silva Mendes, estudante do 8º período do curso de Sistemas de Informação.
Já o terceiro lugar, desenvolveu o aplicativo iPharma no qual o usuário pode buscar em sua proximidade medicamentos mais baratos. A ferramenta beneficiaria também o empresário farmacêutico, divulgando sua marca e, consequentemente, aumentando sua lucratividade. “ Foi necessário persistência e muito trabalho em equipe”, destaca Elisson Franklyn Oliveira Silva, acadêmico do 2º período de Sistemas de Informação.
Para o Professor Rafael Antônio Gonçalves Lima, Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, promover o Hackathon fortalece um compromisso da instituição com a cultura empreendedora na região e permite aos alunos interagirem entre si e pensarem de formas diferentes como atender às necessidades da sociedade.
Confira imagens do evento aqui http://bit.ly/SemanadeSaudeeTecnologia