Notícias
FASA

Montes Claros recebe número recorde de inscritos em primeiros Baanko Challenge

Compartilhe

Alunos das Faculdades Santo Agostinho participam com projetos

 

O Baanko Challenge começou. Ontem e no último sábado, 8,  aconteceram os dois primeiros dias do evento que irá ocorrer até o dia oito de abril. Proporcionado pelas Faculdades Santo Agostinho, a iniciativa visa transformar projetos sociais em negócios de impacto. Em Montes Claros, 429 pessoas se inscreveram, o maior número de inscritos em uma primeira edição.    

“Das cinco cidades que fizemos anteriormente- São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Val Paraíso- a edição de Montes Claros foi a que teve maior número de inscritos para uma primeira edição. Já tivemos números maiores, mas em edições subsequentes”, afirma Paulo Caputo, sócio do Baanko Challenge.

 

O primeiro dia acorreu no campus JK, das Faculdades Santo Agostinho. Na ocasião os 16, dos 17 projetos inscritos, foram apresentados pelos seus criadores. No final da apresentação, os demais participantes que se inscreveram puderam integrar as equipes de cada projeto, formando 16 grupos com trabalhos distintos. Cada trabalho, está diretamente relacionado com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo 170 pessoas foram selecionadas para participarem do Baanko Challenge.

 

Posteriormente, essas equipes assistiram palestras de profissionais como Vanessa Narciso, Coach e Gestora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Montes Claros, e Edenilson Durães, Professor das Faculdades Santo Agostinho e dono da empresa Ággape. Ambos discutiram o que é necessário para construir um negócio de sucesso. “ É essencial, por exemplo que as equipes entendam as deficiências de seus futuros negócios e trabalharem em solucioná-las”, afirma Edenilson.

 

Para dar sequência ao avanço dos trabalhos, ontem, as equipes participaram da palestra ministrada por Paulo Caputo “ O que são negócios de Impacto”. Elas puderam, a partir de exemplos, entenderem a definição de negócios de impacto, aprendendo o que deve ser feito para cria-los.

 

Segundo Paulo, nessas três semanas, as equipes irão trabalhar com as metas de curto prazo, definidas no primeiro dia. “ Os desafios de cada equipe são diferentes. Nós vamos trabalha-los a curto prazo. Essa é a oportunidade para expandir os contatos, aumentar a rede e realmente acelerar os negócios”, afirma Paulo. Esta semana ainda acontecerá nos dias 22, 24 e 25. Confira a programação completa no facebook https://www.facebook.com/baankomoc.

 

Participação alunos e professores Santo Agostinho-  Ruy Maia e Walber Lincon Barboso, estudantes de Engenharia Elétrica, e o professor do curso Paulo Ricardo Silva  foram responsáveis pela elaboração do projeto “Sistema Inteligente de Gerenciamento Integrado de Ar Condicionado”. Eles idealizaram a criação de uma central de controle para ares-condicionados afim de reduzir os gastos com energia. “ Queremos acabar com o uso do ar sem necessidade, o que ocorre em diversas instituições”, explica Ruy, líder da equipe.

 

Os alunos da Engenharia de Produção, Lucas Divino Ferreira, Lucas Moabe e Adriano Ribeiro, participam do projeto “ Temperos Agosto” que busca desenvolver a produção de alimentos orgânicos em comunidades carentes. Além deles, o aluno Aristóteles Ramon Dias Coelho, de Engenharia Elétrica, e o aluno André Felipe Xavier, Engenharia de Produção, são integrantes da equipe “ Fisiobike” que pretende criar uma bicicleta ergométrica para deficientes físicos.

 

Por fim, a Professora Coordenadora Pedagógica Ilma de Almeida compõe o grupo do projeto “ De Mãos Dadas Ninguém fica para trás- Bazar das instituições” que planeja montar, como o próprio nome sugere, um bazar cultural para instituições sociais.