Notícias
FASA

Faculdades Santo Agostinho realizam concurso de Arquitetura para readequação e reinvenção do Campus JK

Compartilhe

As Faculdades Santo Agostinho oferecem mais uma super oportunidade de aprendizado através do curso de Arquitetura e Urbanismo. A instituição lançou, no dia 6 de fevereiro, o edital do concurso de Projeto de Arquitetura para Readequação e Reinvenção do Campus JK. Equipes constituídas por professores Arquitetos e Urbanistas, egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, acompanhados de estudantes inscreveram-se na competição que oferecerá prêmios em dinheiro, além da contratação do Projeto de Arquitetura, acompanhado de bolsas de estágio.

“ A instituição poderia contratar uma equipe para fazer o projeto, como sempre fez. Mas resolvemos optar por um formato diferente onde todos são beneficiados. Contrataremos o projeto por mérito e não por menor preço, como normalmente acontece”, afirma Andrea Vilella, Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e Presidente da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo).

Ao todo foram formadas nove equipes que estão desenvolvendo projetos conforme as necessidades estabelecidas pela IES.  Segundo Andrea, a ideia do concurso é levantar proposições que vão além das edificações. “O campus é mais do que a sala de aula. Como todos os integrantes são ou foram usuários desse ambiente, eles estão mais que aptos a fazerem sugestões. Toda a comunidade acadêmica está participando desse processo, entre entrevistas e orientações”, afirma.

Na próxima quinta-feira, 2 de março, as propostas concorrentes serão recebidas e no dia seguinte, uma comissão julgadora formada por um representante do curso de Arquitetura e Urbanismo, não participante do concurso obviamente; um membro da direção; um membro do conselho societário; um membro discente representante do campus JK e dois arquitetos e urbanistas convidados realizarão uma pré-seleção das propostas. Um dos convidados será Miriam Addor, presidente da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), que vem de São Paulo exclusivamente para atender o convite da Santo Agostinho.

No dia 3 de março, será realizada uma sessão solene para o anúncio de duas premiações e duas menções honrosas. Os dois primeiros lugares receberão como prêmio R$1500 e os outros últimos R$1000.

“Uma iniciativa de extensão louvável,que demonstra total confiança na capacidade da sua comunidade acadêmica, além de dar a oportunidade aos jovens arquitetos e urbanistas egressos da instituição de se aproximarem de um Projeto de Arquitetura de referência”, explica a coordenadora.