Notícias
FASA

ESTUDANTES VÃO PARTICIPAR DE TRIBUNAL DO JÚRI

Compartilhe

Os acadêmicos dos últimos períodos do Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), Campus Shopping, em Montes Claros (MG), vão passar por uma experiência valiosa para a carreira. Trata-se da participação na defesa de uma custodiada do Presídio Alvorada, com sede na cidade.

A Atividade de Prática Forense é um projeto do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e acontece na próxima quinta-feira (22), às 08:30h, no Tribunal do Júri, do Fórum Gonçalves Chaves. Esta é uma aula prática que utiliza um caso real para que os alunos possam passar pela experiência profissional, antes mesmo de terminar o curso.

Segundo a coordenadora do NPJ, professora Kelle Caldeira, este tipo de atividade é exclusividade da Fasa, no Norte de Minas, fazendo a sustentação pelos professores e acadêmicos. “É uma oportunidade valiosa dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na academia. E especialmente, vivenciarem a atuação em um júri real em que cidadãos que não são técnicos são chamados para decidirem sobre a conduta praticada pelo réu”, comentou.

Durante o Tribunal do Júri, os advogados e professores Cristiano Otoni e Paulo Henrique Campos vão coordenar os trabalhos dos alunos do 9º e 10º períodos, que atuarão como assistentes de defesa. Professora Kelle explica que os profissionais que participam em um júri devem saber aliar o conhecimento jurídico de uma forma que o cidadão comum possa entender e formar seu convencimento. “Os alunos montaram uma equipe para estruturar as teses de defesa da custodiada para que o julgamento seja o mais justo possível. Desta maneira, os jurados poderão verificar melhor o crime e fazer o julgamento a respeito”, disse.

O caso

A pedagoga Gabriela de Oliveira Pereira, de 25 anos é acusada de praticar homicídio tentado e latrocínio, em junho de 2017, junto com o companheiro, no Bairro Santa Rita em Montes Claros. Ela foi presa após perseguição e troca de tiros com policiais militares.  Gabriela está reclusa do Presídio Alvorada de onde aguarda o julgamento. A pena prevista para este tipo de crime é de até 30 anos de reclusão.

Serviço

O que: Atividade de Prática Forense do Curso de Direito da Fasa

Quando: Dia 22/11 (quinta – feira)

Onde: Tribunal do Júri – Fórum Gonçalves Chaves, Montes Claros (MG)

Horário: 08 horas