13/7/2017
Compartilhe
A prática do empreendedorismo esteve presente na vida acadêmica dos estudantes do 5º período de Administração das Faculdades Santo Agostinho nos últimos 10 dias. Sob orientação dos professores, eles criaram diferentes empresas e expuseram suas mercadorias nos corredores do Campus Shopping.
A professora de empreendedorismo do curso, Cleidis Beatriz Nogueira, explica que a iniciativa faz parte da metodologia ativa das Faculdades que busca, a partir de projetos como esse, estimular a prática de conteúdos ensinados em sala de aula. “ Eles tiveram que produzir, fazer o levantamento dos custos do produto, estipular preços, fazer o planejamento de marketing e, enfim, vendê-los”, afirma a professora.
Os negócios criados, em sua maioria, desenvolveram produtos alimentícios como caldos, panquecas e cachorros quentes.“Eles estudaram as demandas da Faculdade, e chegaram à conclusão da necessidade de venda alimentos durante o intervalo”, destaca a professora.
A equipe da aluna Ana Flávia, por exemplo, desenvolveu uma empresa de venda de cachorros quentes. O resultado final foi tão positivo que eles pensam em criar uma lanchonete externa. “ Empreender não é fácil, mas não é impossível”, afirma a estudante. Ela ainda conta que um de seus maiores desafios foi definir o que fariam e, posteriormente, lidar com a concorrência. Alguns estudantes irão reverter o lucro obtido em doações para instituições beneficentes.
Encontro Empresarial- Outra importante inciativa desenvolvida esta semana pelo curso foi “Encontro Empresarial com os gestores”. O Vice-Diretor Administrativo, Edson Barbosa, e o Gerente de Processos das Faculdades Santo Agostinho, Diego Celestino Ferreira, expuseram o assunto em um bate papo com alunos 7º do curso de Administração.
Durante o momento, eles explicaram quais as ferramentas utilizadas pelos gestores dentro das empresas, quais são os desafios enfrentados e, ainda, compartilharam experiências reais com os estudantes.
Segundo Diego Celestino Ferreira, Gerente de Gestão de processos, a oportunidade propiciou também o incentivo à comunicação. “Essa aproximação dos acadêmicos com os gestores propiciou aos futuros profissionais administradores, desenvolver métodos para encorajar as pessoas a serem mais comunicativas, criativas e proativas, tanto nas relações internas quanto as externas”, afirma.