Notícias
FASA

Dia Mundial da Água é comemorado com a semana de conscientização

Compartilhe

Durante essa semana, as Faculdades Santo Agostinho realizam uma série de ações em decorrência do Dia Mundial da Água, comemorado 22 de março. Ontem, os alunos do curso de Engenharia Ambiental acompanharam audiência pública sobre abastecimento de água para Montes Claros, na Câmera Municipal.

Após as discussões sobre o assunto, foi declarado situação de calamidade pública na cidade. Para Mônica Durães, Professora do curso, acompanhar esse momento é de extrema relevância para os alunos. “ Eles puderam contextualizar crise hídrica na região e em Montes Claros. Além disso, conseguiram ver na prática o que já está sendo desenvolvido na sala de aula”, afirma.

Mais tarde, os acadêmicos de Engenharia Ambiental, 5º período, assistiram palestra de tema “Consumo sustentável, bacias hidrográficas e qualidade de água” com a egressa e mestranda da UFMG, Lorrane Aguiar Rodigues. Amanhã, 25, às 19h, o 8º período, do mesmo curso, terá a oportunidade de discutir o tema “ Consumo sustentável e contexto hídrico de Montes Claros”, no parque Sapucaia, com o Ambientalista e Vereador Soter Magno Carmo. No dia seguinte, no mesmo local, o Professor Thiago Silva lecionará uma aula prática sobre recursos hídricos.

 

Início da semana- No dia Mundial da Água, os estudantes do curso de Engenharia Ambiental participaram do evento de mesmo nome promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Durante a oportunidade, eles orientaram a população acerca de questões relacionadas ao uso consciente da água. Nessa mesma data, no período noturno, acadêmicos expuseram trabalhos sobre métodos de intervenção para controle de situações emergenciais e, ainda, assistiram palestra “Uso racional da Água” com José Gomes, Assistente Social, Especialista em Recursos Hídricos pela UFMG e em Gestão Ambiental pela FIEMG. Ele ressaltou, a partir de pesquisas, a necessidade de as pessoas adotarem medidas para redução do desperdício da água. “Aqui em Montes Claros, as chuvas são menos frequentes, mas quando chove você pode reutilizar essa água. Se você tiver essa atitude, com certeza, a crise hídrica vai diminuir. Muitas vezes, o governo não tem condições de fazer por incompetência ou por falta de vontade. Não podemos apenas aguardar. ”, afirma o ambientalista. Ele ainda afirmou que a população precisa ficar atenta ao tratamento de esgoto, cobrando das empresas responsáveis informações constantes sobre o assunto. “ Nós reclamamos da falta de água na torneira, mas não nos preocupamos para onde ela está indo. Os esgotos estão sendo tratados de forma correta? O que ele está afetando lá na frente? ”, conclui. Por fim, no dia 21, o 9° período de Engenharia Ambiental recebeu a egressa Natália de Paula para discutir sobre o reuso de efluentes tratados na indústria. Mais Notícias Baanko challenge realiza nesta semana palestras abertas ao público Inscrições abertas para XIX Congresso Brasileiro de Direito e Teoria do Estado Dia Mundial da Água é comemorado com a semana de conscientização Montes Claros recebe número recorde de inscritos em primeiros Baanko Challenge Alunos de Medicina recebem premiação na BRASCON Faculdades Santo Agostinho comemoram mês da mulher com Mesa Redonda e Doação de Rosas Faculdades Santo Agostinho recebem prefeito de Itabuna Faculdades Santo Agostinho abrem inscrições para Pós-Graduação