Notícias
Carreira

Como seguir carreira acadêmica em Medicina

Compartilhe

Talvez você ainda não saiba, mas nós falamos muito sobre as especialidades médicas e como é o dia a dia de cada uma delas por aqui. Já entramos nos detalhes da Oftalmologia, da Psiquiatria, da Medicina do Esporte e de várias outras. Só que ainda não havíamos abordado sobre o que todas elas têm em comum: o potencial para uma carreira acadêmica.

Se o seu sonho com a graduação é exatamente ser médico e professor, chegou o seu momento! A seguir, você vai receber algumas dicas sobre os primeiros passos para entrar na docência. Confira abaixo!

Candidate-se a uma iniciação científica

Durante a graduação, você vai precisar cumprir algumas horas complementares. Isso em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), pois é uma regra estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Na prática, essa carga horária poderá ser preenchida com comprovantes de participação em eventos, como congressos e seminários; certificados de cursos de curto prazo; e uma série de atividades extracurriculares que lhe serão ofertadas.

Duas delas são as ligas acadêmicas e as monitorias, por exemplo. Mas, se o seu objetivo é tornar-se mestre ou fazer uma pós-graduação para poder lecionar, o ideal é você optar por uma iniciação científica.

Tais projetos servem para que o estudante seja - como o nome bem diz - iniciado na arte de pesquisar, prática que acaba sendo bastante útil na hora de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, também é um caminho de aperfeiçoamento para você se tornar um profissional de técnica mais completa.

Bora saber mais? Acesse: https://graduacao.afya.com.br/medicina/como-seguir-carreira-academica-medicina