Professores e acadêmicos de seis cursos das Faculdades Santo Agostinho prestaram assistência aos cidadãos
28/6/2018
Compartilhe
Pessoas em situação de rua foram assistidas na manhã desta terça-feira (26), durante todo o dia, na Praça da Matriz, em Montes Claros, por diversos cursos das Faculdades Santo Agostinho (Fasa). Trata-se da ação Rua de Direitos, que é um braço do Projeto Rua do Respeito, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), cujo objetivo é promover dignidade aos moradores de rua por meio da garantia de direitos básicos.
Desta maneira, a faculdade firmou parceria oferecendo serviços por meio de seis cursos.
Segundo a professora Kelle Caldeira, coordenadora no Núcleo de Prática Jurídica da instituição, esta ação é fundamental para proporcionar aos acadêmicos o lado humano da profissão. “Estamos aqui não só para atender as pessoas em situação de rua, que são o foco deste evento, mas a toda a comunidade, prestando orientação jurídica. Eles tiveram informações sobre benefícios que podem ser pleiteados relacionados à saúde e educação ou situações como pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade ou até união estável”, explicou.
A artesã nômade, Lua, 19 anos, está grávida de 6 meses e procurou o stand da Enfermagem das Faculdades Santo Agostino. Ela também foi orientada pelo professor André Fabrício Cruz, do curso de Farmácia sobre a importância do pré-natal. “O acompanhamento é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. A medição de taxas como glicose pode apontar doenças como a diabetes gestacional que traz complicações para a mãe o bebê”, destacou.
Júlio Coutinho, gestor de projetos do Servas, explica que a intenção do “Direito de Rua” é levar uma ação para um público que é carente das questões mais básicas”. Eles não têm desde documento até problemas com a justiça e de saúde. A gente propõe apresentar um mix de serviços, ofertados de maneira voluntária, mostrando como devemos abordar as pessoas em situação de rua. A parceria das Faculdades Santo Agostinho é fundamental para realização deste evento, porque leva um grande grupo de alunos para prestar os serviços. Além de proporcionar um lado humano na formação do novo profissional”, ressaltou.
Parceria
As Faculdades Santo Agostinho estiveram presente na ação com os cursos de Enfermagem, Farmácia, Direito, Psicologia, Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo. O Projeto Rua do Respeito, Ação Rua do Direito e uma parceria do Servas, Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e apoio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).