Projeto motiva o exercício da cidadania entre os acadêmicos e a comunidade externa
27/10/2017
Compartilhe
A Ação Social foi realizada ao som de músicas populares no Centro de Convívio Madre Theresia Vermeylen, no dia 25 de outubro, em parceria com o Colégio Imaculada Conceição. O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) Comunidade e os cursos de Psicologia e Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho (FASA) desenvolveram diversas atividades para a comunidade da região, como aferição de pressão, glicemia capilar, auxílio jurídico e muitas brincadeiras para as crianças e adolescentes.
A Coordenadora e Professora de Psicologia, Marajane Loyola, auxiliou os acadêmicos do curso para desenvolverem as atividades, com um foco especial nas crianças. “Trabalhar a consciência social é a maior importância da iniciativa. Os alunos conseguem ter uma maior sensibilidade quando trabalham com crianças carentes”, explica a Coordenadora.
O Centro de Convívio em que foi realizada a Ação está localizado no bairro Castelo Branco, um bairro muito distante dos Postos Públicos. Por isso a presença dos acadêmicos de Enfermagem foi extremamente importante para a comunidade da periferia. “A ação possibilita o fácil acesso a serviços de saúde básicos que, muitas vezes, estão em falta em comunidades da periferia”, esclarece a acadêmica do 7° período de Enfermagem, Daniela Paola Santos de Paula.
Para a Supervisora do NPJ, Noelma Rezende Santos, a importância do projeto está na prestação de serviços jurídicos para uma população carente deste tipo de atendimento. “Ao invés de eles virem até nós, nós vamos até eles. E, assim, motivamos o exercício da cidadania entre os acadêmicos e a comunidade externa”, afirma.
Petiscos, algodão doce, pipocas e diversos outros lanches fizeram a animação do evento.
Click e confira algumas imagens: