25/9/2018
Compartilhe
Os acadêmicos do 7º período do curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho, Campus JK, em Montes Claros (MG), realizaram visita técnica à Vigilância Sanitária do município. O objetivo desse tipo de atividade é inserir o estudante na prática do serviço. A visita foi guiada pelo farmacêutico Luís Paulo Ribeiro Ruas, autoridade sanitária local e professor do curso.
Para o coordenador da Farmácia, professor Flávio Figueiredo, o local é um campo fértil para a atuação do profissional farmacêutico e zela pela integridade da saúde da população. “Ali, o estudante é instigado a levantar demandas de saúde e de processos de trabalho que podem ser melhorados. Mais do que formar profissionais, queremos contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel”, completou.
Com a visita, a acadêmica Samella Ruas aprendeu, principalmente, que existem áreas de atuação diversas na profissão a qual escolheu. “Esta visita à Vigilância ajudou a desmistificar que o farmacêutico só trabalha com medicamento. Aqui, ele atua promovendo saúde em vários níveis como a fiscalização de alimentos e cosméticos”, disse.
O professor Luís Paulo esclareceu sobre os trabalhos realizados no local. “É uma área da saúde pública que zela pela segurança, bem como pela qualidade de alimentos, medicamentos, cosméticos e demais produtos e serviços utilizados pela população. Especialmente, os alunos viram as possibilidades de atuação do profissional farmacêutico que pode realizar, por exemplo, inspeção em drogarias, farmácias, laboratório, indústrias, distribuidoras e transportadoras”, completou.
A visita técnica à Vigilância Sanitária foi monitorada pela professora Thaisa de Almeida.
Vestibular
Em breve, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2019.1 das Faculdades Santo Agostinho. As provas serão realizadas em 24/11.