Notícias
FASA

Acadêmicos de Administração visitam empresas em Janaúba e Jaíba

Compartilhe

Um sábado de grande conhecimento “in loco” para acadêmicos do curso de Administração das Faculdades Santo Agostinho, Campus Shopping. Eles tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo administrativo e de produção de três fortes empresas de Janaúba e Jaíba.

A visita organizada pela professora Cleidis Beatriz Nogueira levou quase 50 acadêmicos às instalações das fábricas Best Pulp Brasil Ltda (fabricação de polpa de tomate), Brasnica Frutas Tropicais e grupo Borborema (frutas).

A primeira parada dos alunos foi na moderna fábrica Best Pulp. Lá, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como é a logística, todo os processos dentro e fora da empresa e como trabalham visando ampliar o mercado de polpa de tomates.

Jeovani Dias da Silva, acadêmico do 8º período matutino, ressaltou que a visita à empresa superou as expectativas e conhecer um chão de fábrica foi importante para mostrar que as empresas da região não deixam nada a desejar às grandes capitais do país.

“O sistema de trabalho da Best Pulp é fantástico. Eles são organizados e cuidam desde a seleção das mudas para o plantio até a colheita e preparação do concentrado da poupa de tomate. A empresa trabalha com mercado futuro, um fator bem positivo, pois seus dirigentes sabem que todo a produção já está vendida. Eles conseguem conciliar o período de safra e produção e o período de vendas para o mercado. Foi uma experiência fantástica e enriquecedora”, destacou o acadêmico.

A segunda empresa visitada foi a Brasnica Frutas tropicais, há 50 anos no mercado. Na empresa, os alunos puderam observar todo o processo de chegada, seleção dos melhores frutos e empacotamento para grandes mercados consumidores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros.

A terceira e última visita se deu em uma das fazendas do grupo Borborema, presente 23 anos no mercado. Os estudantes foram recebidos por Dilhomar Martins Aguiar, gerente de produção e gestão do departamento técnico da empresa.

O engenheiro agrônomo recebeu os acadêmicos das Faculdades Santo Agostinho e apresentou os números que surpreendem pela sua capacidade de produção.

“São mil hectares de irrigação em 8 fazendas que produzem através do sistema de micro aspersão. Somente nesta fazenda aqui, a nossa produção é de 108 hectares. São frutas comercializadas para o mercado interno de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, entre outros. São 750 hectares de banana prata, nanica e caturra. 16 hectares de abacate, 1,5 hectare de pitaya, 6 hectares de tangerina e 28 hectares de pinha e atemoia. Geramos 450 empregos diretos e para esses estudantes aqui foi uma oportunidade de conhecer de perto como se dá o processo de produção, colheita e vendas dos nossos produtos, além de possibilitar o norte para quem sabe, algum desses estudantes, possa vir a se interessar e até mesmo trabalhar em empresas deste segmento”, destacou o gerente.

Para o estudante do 6º período de Administração noturno, Rafael Ferreira Fonseca, essa foi uma das melhores oportunidades já oferecidas pelo curso, pois, segundo ele, serviu como uma experiência enriquecedora para o seu currículo.

“Foi muito interessante ver de perto e conhecer todo o processo de produção dessas três grandes empresas. Para mim, ter uma experiência fora da sala de aula da faculdade foi especial, pois tivemos noção, quando formarmos, de como estará o mercado de trabalho nos segmentos que visitamos”, finalizou o acadêmico.

Confira alguns registros:

G0112637