Repositório Institucional - Biblioteca - Afya Faculdade de Ciências Médicas

Biblioteca

Repositório Institucional

O Repositório Institucional da Afya Faculdade de Ciências Médicas é um serviço de Informação Cientifica que possibilita o gerenciamento e a disseminação da produção acadêmica da Faculdade, além de reunir em um único local virtual a produção acadêmica(cientifica, cultural, tecnológica, de inovação, didática e instrucional) contribuindo para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como no impacto da investigação, além da preservação da memória intelectual.




O uso da tibolona no climatério uma revisão integrativa

  • Medicina - Saúde
  • TCC
  • 2024
  • Graduação
  • Medicina Itabuna-BA
  • Climatério, Tibolona, Menopausa, Terapia Hormonal
Resumo

A tibolona é um medicamento com uma variedade de efeitos em diferentes tecidos, devido à sua estrutura e farmacocinética distintas. Sua capacidade de influenciar a síntese e o metabolismo das hormonas sexuais endógenas torna-a uma opção notável para o tratamento dos sintomas menopáusicos. Objetivos. Realizar uma revisão bibliográfica quanto ao uso da tibolona no climatério, seus benefícios e seus riscos. Justificativa. A fim de fornecer embasamento teórico para que profissionais médicos conheçam e considerem a tibolona como uma possibilidade de tratamento para a melhora da qualidade de suas pacientes climatéricas. Metodologia. Revisão Integrativa de Literatura feita com amostragem retirada das bases de dados: Google Acadêmico, LILACS, Scielo, Medline, Pubmed e Uptodate, com trabalhos produzidos no intervalo de 2010 e 2023. Resultados e discussão. Foram encontrados 21 artigos que atenderam os critérios de inclusão para a discussão. Observou-se achados divergentes sobre a influência da tibolona no câncer de mama, ao passo que o uso da TB foi associado a um aumento do risco de câncer de ovário e endométrio sobretudo em tumores sensíveis a hormônios. A tibolona demonstrou ser eficaz na proteção contra a perda de densidade mineral óssea em mulheres climatéricas. Em relação aos sintomas vasomotores, não houve consenso, apesar da comprovação de que a TB é menos eficaz que a TRH combinada e mais eficaz que o placebo. A TB demonstrou ser capaz de diminuir significativamente os níveis da lipoproteína (a) e é indicada para o tratamento de sintomas geniturinários, como a atrofia vaginal. Além disso, age potencializando a libido, que em relação ao estrogênio combinado, os efeitos da TB mostraram-se superiores, bem como no aumento do interesse sexual e da capacidade de realizar desejos e fantasias sexuais. A tibolona têm potencial terapêutico em proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas e na melhora do humor e qualidade de vida. Porém, o ganho de peso foi um dos efeitos colaterais relatados em pacientes que fazem tratamento com a TB.Conclusão. A tibolona parece desempenhar um papel importante no manejo dos sintomas do climatério, mas ainda é necessário um entendimento mais aprofundado de suas repercussões em diferentes sistemas do corpo e sua relação com possíveis riscos, especialmente em tratamentos de longo prazo. 

 

Palavras-chave: Tibolona. Climatério. Menopausa. Terapia Hormonal

Autores: CEUTA, Luana Carla Rosa dos Santos
Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho, Prof.º Sales Silva Nascimento

A importância da identificação de miopia na primeira infância para prevenção de ambliopia

  • Medicina
  • TCC
  • 2023
  • Graduação
  • Medicina Itabuna-BA
  • Ambliopia, Fator de risco, Miopia na infância, Prevalência
Resumo

 

A ambliopia é o resultado de falhas no desenvolvimento fisiológico visual cortical nos olhos devido a problemas oculares iniciais. A miopia é identificada como um fator de risco para a progressão da ambliopia. Objetivo: Analisar a relação entre a miopia na primeira infância, seus fatores de riscos e medidas preventivas para prevenir a ambliopia. Justificativa: Devido ao aumento da miopia associado a mudanças nos hábitos e no uso de dispositivos eletrônicos, a detecção precoce, especialmente na idade escolar, poderia contribuir para o tratamento e prevenção, evitando a progressão para ambliopia. Metodologia: O trabalho consiste em uma revisão de literatura de artigos publicados entre 1984 e 2023, abrangendo estudos epidemiológicos retrospectivos. Foram analisados 53 artigos. Resultados e Discussão: A análise revela que a Ásia apresenta a maior prevalência de miopia, estando também em menor escala em toda parte do mundo , sendo fatores como maior exposição ao ar livre, uso de colírios com atropina e lentes ópticas desde cedo benéficos para reduzir a progressão. A subcorreção do grau apresentou efeitos negativos quando comparados à correção total e a sobre correção. A triagem e detecção precoce da miopia mostram-se relevantes para a prevenção da ambliopia, apesar de divergências entre alguns autores. O Governo Brasileiro tem aumentado o investimento na saúde oftalmologia nos últimos anos apesar de que não ficou claro pela falta de evidências e referências se essa ênfase está sendo feita na idade escolar e pré escolar. Conclusão: A identificação e a prevenção da miopia precoce representa uma importância significativa, tornando essencial investir em cuidados oftalmológicos acessíveis em todo o país para reduzir sua prevalência e os riscos associados à sua progressão.

Palavras-chave: Ambliopia; Fator de risco; Miopia na infância. Prevalência.

Autores: AGACIS, Jhuliana Iziz C. Marçal
Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho, Prof.ª Thaise Santos Andrade

A Invisibilidade do médico de saúde da família: um estigma da carreira médica?

  • Medicina - Saúde
  • TCC
  • 2023
  • Graduação
  • Medicina Itabuna-BA
  • Medicina, Saúde da Família, Estigma, Invisibilidade
Resumo

A Medicina em Saúde da Família no Brasil, no âmbito da Atenção Primaria em Saúde no SUS. Esta pesquisa aborda a valoração da Medicina de Família e Comunidade enquanto carreira médica, apresentando breve histórico, conceitos e princípios que regem o exercício dessa especialidade bem como seus principais objetivos e campos de atuação. E tem como objetivo geral, analisar a desvalorização do Médico em Saúde da Família frente a carreira médica e como específicos; Conhecer a abordagem da carreira do Médico de Saúde da Família em âmbito acadêmico; Averiguar a valorização do Médico em Saúde da Família em relação a outras especialidades medicas; Abordar a carreira médica no âmbito da Saúde Pública. Trata-se de uma investigação de grande relevância social, cientifica e acadêmica, que se justifica pela sua importância no âmbito da Saúde Pública, por abordar uma problemática que interfere na qualidade da assistência prestada, na escassez da formação de médicos com especialidade em Saúde da Família. Ademais, poderá contribuir significativamente com o estímulo na formação de novos médicos nesta área, a fim de desmistificar a desvalorização médica na especialidade abordada. Esta pesquisa de revisão bibliográfica com o objetivo de relacionar e contextualizar aspectos quanto à formação acadêmica, carreira médica, bem como a sua relevância enquanto especialidade medica trouxe como resultados que o estigma percorre a graduação medica, o ambiente profissional e os próprios profissionais médicos que desvalorizam a Medicina em Saúde da Família, corroborada pela precarização das condições de trabalho ofertadas no âmbito do SUS.


Palavras-chave: Medicina, Saúde da Família,  Estigma , Invisibilidade.

Autores: BARROS, Isadora Cajueiro
Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho

A qualidade da água utilizada para consumo em Cidade de Leste

  • Medicina - Saúde
  • TCC
  • 2023
  • Graduação
  • Medicina Itabuna-BA
  • População, Cidade de Leste, Água, Qualidade
Resumo

Introdução: O risco de beber, lavar alimentos e outras atividades domésticas com água impura ou imprópria para o consumo é extremamente perigosa e podem causar risco de doenças parasitárias dentre outras, dessa forma, uma boa qualidade na água garante a segurança e tranquilidade para ao utiliza-la. Objetivo geral: analisar de forma técnica com ajuda de laboratório especializado em analises de água, para demonstrar, indicar e informar a qualidade da água utilizada na Cidade Del Este. Objetivos específicos: analisar: a qualidade e nível da água com relação a coliformes fecais; qual o nível do cloro utilizado na água; Presença de fluoreto na água; Nível de turbidez na água; demonstrar e informar o risco microbiológico. Justificativa: As infecções parasitárias são uns dos maiores problemas em países subdesenvolvidos segundo IFEC-RS [2017], e com uma população prioritariamente de classe social baixa, e sem um devido programa adequado de prevenção a parasita e a higiene os moradores de Cidade de Leste estão consumindo a água distribuída encanada ou de poço sem conhecimento se a mesma possui qualidade necessária para o consumo. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo para coletar amostras de água de acordo com os procedimentos da Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano do Ministério da Saúde do Brasil. Discussão/ Resultados: de um total de 36 amostras coletadas na cidade, apenas 2 amostras foram afirmativas com a presença da bactéria Escherichia Coli. Apesar de apenas 2 amostras infectadas pela bactéria, tem que levar em conta que os locais onde foram coletadas as amostras (área 2 e San  Augustin), são áreas não muito populosas e com um desenvolvimento relativo comercial, porém deve ser feito prevenções e controles mensais para exterminar a presença desta bactéria na água fornecida a população dessas regiões Conclusão: Com base nas amostras este trabalho buscou evidenciar a qualidade da água ofertada para a Cidade de Leste no Paraguai, onde após o resultado das pesquisas ficou uma alarmante preocupação com a presença de coliformes fecais em aproximadamente 42% das amostras.

 

Palavras-Chave: Água. Cidade de Leste. Qualidade. População

Autores: NUNES, João Guilherme Cruz
Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho

A realidade do acolhimento ofertado a portadores de transtorno mental dentro da atenção primária à saúde - uma revisão sistemática

  • Medicina
  • TCC
  • 2023
  • Graduação
  • Medicina Itabuna-BA
  • Atenção primária a saúde, Transtorno mental, Acolhimento
Resumo

Este estudo analisa o cenário de acolhimento ao paciente com transtorno mental na Atenção Básica a saúde nos últimos 15 anos, seus avanços e desafios. Objetivos: Analisar o impacto do acolhimento ao indivíduo portador de transtorno mental e sua família dentro do território, o papel do fortalecimento de vínculo no cuidado a estes pacientes e as dificuldades encontradas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) Justificativa: Tratar deste problema com tamanha magnitude pode potencializar as ações de prevenção a comorbidades clínicas e psicopatológicas, melhorar o processo de inclusão social destes usuários e seus familiares, descongestionar a rede especializada, reduzir hospitalizações, otimizar as terapias medicamentosas e, consequentemente, amenizar os danos gerados pela doença mental. Metodologia: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Foram pesquisados artigos científicos e trabalhos acadêmicos publicados entre os anos 2005 e 2020 nas bases de dados Lilacs, Scielo, Google Acadêmico e Pubmed. Resultados e discussão: Os resultados evidenciaram a manutenção do modelo hospitalocêntrico, um cuidado fragmentado, pouco baseado nas necessidades do indivíduo, centrado na doença. Apontam as dificuldades enfrentadas como: falta de capacitação e interesse pelo tema, bem como o preconceito acerca dos transtornos mentais que perdura por parte profissionais. Conclusão: Estratégias efetivas para ampliar o atendimento integral aos pacientes com Transtorno Mental (TM), como o matriciamento e a valorização do tema nas universidades e escolas técnicas, mostram um importante caminho rumo a qualificação das equipes de APS, assim como a ampliação e humanização da assistência ao paciente portador de TM.


Palavras-chave: Atenção Primária a Saúde; Transtorno Mental; Acolhimento.

Autores: PARAÍSO, Ana Flávia Dias
Orientadores: Prof.º Sales Silva Nascimento