ACESSIBILIDADE NA AFYA ITABUNA - Afya Faculdade de Ciências Médicas
Notícias Medicina
às 11:29:00

ACESSIBILIDADE NA AFYA ITABUNA

21 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. Essa data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o “Dia da Árvore”, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que sempre foi julgada como alguém inferior. É inegável os avanços positivos que tivemos com a aprovação da Organização das Nações Unidas - ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Desta maneira, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna possui o Plano de Garantia de Acessibilidade, em conformidade com a legislação. Neste sentido, a Instituição está em consonância com a Legislação Brasileira, (no âmbito da inclusão e acessibilidade) destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoa com deficiência, visando a sua inclusão na jornada acadêmica.

 Assim, a Afya Itabuna possui, desde 28 de outubro de 2020, um Comitê de Acessibilidade e Inclusão para discutir e propor a viabilização de meios para o rompimento de barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas para que a aprendizagem pretendida seja alcançada por todos, bem como o desenvolvimento de ações que propagam o respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhe são assegurados. Não é apenas sobre igualdade, estamos efetivamente falando de equidade.

O aluno Fábio Gabriel Menezes Martins, acadêmico do 4º período, portando o seu lugar de fala, descreve a importância que a Afya Faculdade de Ciência Médicas de Itabuna tem, sendo ele cadeirante, na sua adaptação ao curso de Medicina. Além disso, deixa claro em como a instituição tem se renovado todos os dias para garantir a inclusão e a sensação real de pertencimento. Prova disso foi a cadeira comprada especialmente para atendimentos de pequenas cirurgias no ambulatório acadêmico Dra. Mércia Margotto, situado na própria unidade.

A Afya Itabuna possui rampas, computadores para deficientes visuais, corrimão com identificação em Braille, além disso, dispomos em nossa grade curricular a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Temos também elevador, piso tátil, bebedouros, banheiros femininos e masculinos acessíveis com equipamentos e assessórios adequados e garantimos um espaço acadêmico para pessoas com nanismo com banquetas para o apoio dos pés e banheiros inclusivos e balcões de atendimento. Temos um compromisso com toda a comunidade acadêmica em promover um ensino de qualidade e inclusivo a todos. Parte da superfície dos balcões de atendimento dos setores Recepção, Secretaria de Cursos, Secretaria Acadêmica, Tesouraria, Biblioteca e Serviço de Fotocópia foi adaptada para atendimento ao cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida, incluindo adaptações à bancada de autoatendimento.

ROMPIMENTO DAS BARREIRAS

1- ACESSIBILIDADE

"Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida" (Lei 13.146/2015- art.3º, inciso I).

2. ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA

É a ausência de barreiras nos métodos, teorias e técnicas de ensino/ aprendizagem (escolar), de trabalho (profissional), de ação comunitária (social, cultural, artística, etc.).

3. ACESSIBILIDADE ATITUDINAL

 Ausência de barreiras impostas por preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

4. ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICAS

O prédio possui elevador privativo exclusivo para a comunidade acadêmica como o público gestante, cadeirante, pessoa deficiente, dentre outras necessidades. Além disso, toda a estrutura possui piso tátil, corrimão com identificação em Braille, placas de identificação em Braille e o moderno sistema de acessibilidade em QR Code, além de cumprir todas as normas de acessibilidade previstas na legislação especial da ABNT.


Fonte: Comunicação